terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Comentários finais

Gostaria de registrar aqui minha grande admiração pelo talentoso Orson Welles, criador de uma das obras mais ricas e completas até hoje (levando-se em conta a época em que foi feita e sua pouca idade quando a fez): "Cidadão Kane".
Depois do primeiro contato com ele, ao assisir ao filme, e posteriormente com toda análise feita dessa grande obra para ser apresentada em sala de aula, minha admiração por ele com certeza aumentou ainda mais.
Mas acredito que há quem ame Welles e há quem o odeie também. Percebo que muitos daqueles que o odeiam e o criticam é porque vêem Orson Welles muito superficialmente, considerando-o um zombador, um ser único e exclusivamente irônico. Ele pode até ter usado uma certa ironia para contar suas histórias, mas com uma genialidade muito peculiar.
E para reforçar minhas palavras, destaco aqui o trecho abaixo:

"Muitos diretores foram igualados a deuses durante as suas carreiras, mas poucos conseguiram manter o mito até o fim da vida e após a morte, e Orson Welles foi um deles. Deus ou monstro, Welles revolucionou o cinema mundial, transformando a imagem em algo pragmático, misterioso e ambíguo. Na verdade, ele reinventou a arte de contar histórias através de uma câmera, criando uma linha tênue entre o falso e o verdadeiro, entre o sério e o irônico. Enfim, Welles, o pai do inaudito, compreendia puramente o cinema como forma de expressão artística, um meio de criação ilimitada."

Fonte: http://www.geocities.com/ctbacineclube/diretores/welles.htm

Gostaria também de aproveitar este espaço e agradecer ao Professor Dimas pela proposta da criação do blog pelos seus alunos do curso de Pós-Graduação. Acho que esta é mais uma forma de todos se integrarem ao mundo midiático, mesmo aqueles mais resistentes, os tais apocalípticos. É bem aquela coisa: se não se pode com ele, junta-se a ele. Então, vamos todos conhecer mais desse poder da mídia, que muda a cada instante, e procurar usufruir dele, absorvendo apenas o que há de bom, descartando tudo o que não tem valor algum.

Um comentário:

DIMAS A. KUNSCH disse...

Helen, obrigado por sua participação no curso de Mídia e Poder, um feliz ano de 2009 para você e os seus, e sucesso em suas buscas acadêmicas. Grande abraço!
Dimas A. Kunsch