terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Curiosidades sobre Orson Welles

- É um dos cinco atores que recebeu uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria de melhor ator em uma de suas cinco primeiras aparições no cinema.
- Na década de 70, realizou uma sátira a Hollywood chamada "The Other Side of the Wind", estrelada por John Huston e Peter Bogdanovich. As filmagens chegaram a ser concluídas, mas problemas legais e também em sua pós-produção impediram que ele fosse lançado nos cinemas.
- Apesar de toda a sua genialidade retratada e seus filmes, Welles nunca foi o favorito das bilheteiras, lutando sempre para financiar seus filmes. Entre um projeto e outro, fazia papéis carismáticos para outros cineastas, com destaques para o nervoso Mr. Rochester de “Jane Eyre”, dirigido por Robert Stevenson, e o frio Harry Lime de “The Third Man”, dirigido por Carol Reed.
- Seus biógrafos reconhecem que o caminho para a fama, que as portas dos estúdios de Hollywood se abriram por conta da notoriedade que Welles conseguiu com seu trabalho no teatro e no rádio. O reconhecimento e o sucesso no teatro veio com a montagem de Macbeth, somente com atores negros, em Nova York.
- A empreitada promovida pelo titã da imprensa e amigo íntimo dos maiores empresários de Hollywood, William Randolph Hearst, contra o filme e contra Orson; a pouca aceitação por parte do grande público de Cidadão Kane; o fracasso do projeto de It’s All true foram fatores que impediram novos financiamentos, com exceção de A marca da maldade, filme de 1958, ou seja, 17 anos depois de Cidadão Kane. Minada a possibilidade de trabalhar como cineasta, Orson Welles sobreviveu atuando.
- Welles dedicou a sua vida ao mundo do espectáculo, sacrificando muito do seu tempo e a sua vida pessoal para conseguir escrever uma página na história do cinema.
- Apesar de sua reputação como ator e diretor, manteve durante muito tempo sua licença junto a Magician's Union (Sindicato dos Mágicos), além de praticar periodicamente mágicas. De acordo com Welles, assim ele poderia seguir adiante em uma carreira caso fosse impedido de seguir trabalhando no cinema.
- Recusou o convite para dar voz ao personagem Darth Vader em "Guerra nas Estrelas" (1977).
- Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 1600 Vine Street.
- Casou-se três vezes: com Virginia Nicholson (14/11/1934 a 01/02/1940), com quem teve um filho, Christopher, nascido em 1937; em seguida, com a bela Rita Hayworth (07/09/1943 a 01/12/1948), com quem teve uma filha, Rebecca, nascida em 1944; e, finalmente, com Paola Mori (08/05/1955 a 10/10/1985, quando faleceu), com quem teve uma filha, Beatrice, nascida em 1955.

Fonte:
http://www.adorocinema.com.br/personalidades/atores/orson-welles/corpo.asp
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1171.html
http://cultura.portaldomovimento.com/orson_wells.html
http://www.uem.br/cinuem/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=29

Nenhum comentário: